Neste ensaio pretendo mostrar
a importância de um projeto para o ensino dos tempos verbais no ensino
fundamental II, visando um aprendizado mais produtivo e eficaz dos alunos,
capacitando-os a vivenciarem uma aprendizagem mais prática e construtiva. Entendo
que novas propostas são necessárias porque o ensino dos tempos verbais no
ensino fundamental II é inadequado, visto que vários autores argumentam sobre a
ineficácia dos métodos atuais, os quais priorizam a memorização. É válido para
aquele momento específico, futuramente o discente não sabe mais, devido ao
mecanismo utilizado no período de ensino.
Para que este projeto
seja mais produtivo, destaco a relevância de o professor orientador conhecer os
verbos e as conjugações com clareza e domínio. O professor escolhe determinado
verbo para os alunos e, por meio de leituras e produções textuais, testa e
verifica o aprendizado dos alunos.
Uma proposta é trabalhar
com a reescrita de textos a fim de levar o aluno a compreender como funcionam
as categorias de número e pessoa, modo, tempo e aspecto na construção do
sentido do texto, levando-o a perceber o verbo no ato da escrita. Nesse
contexto, o processo de ensino se torna menos mecanizado e mais aplicável,
estimulando o aprendizado eficaz do aluno. Usando um bom texto, o aluno discute
melhor os verbos, fazendo uma análise mais prática e usual, aprendendo de fato
os verbos e suas conjugações, em outras palavras, tornando-se um leitor
proficiente e crítico.
Entendo que com
atividades de produção de textos que incluam, além da escrita, a reescrita, o
aluno se conscientizará melhor sobre o uso dos verbos na modalidade escrita
formal da língua e, dessa maneira, entenderá efetivamente o seu uso.
Maria Helena de Almeida
Dias[1]
[1]
Graduanda do curso de
Letras da FACISABH. Ensaio produzido nas aulas da disciplina “Produção de
textos III”.
A proposta da intervenção pedagógica é bem interesse, pois atualmente a uma grande defasagem no ensino dos tempos verbais visto que o aprendizado é através da memorização, deixando com que o aluno fique sem entender e aprender esse processo.
ResponderExcluirUm ponto fundamental nessa proposta é a intervenção do professor pois trabalhar com a reescritura de textos, não estará trabalhando apenas com as conjugações verbais, mas sim com todo o processo formal de escrita. Essa proposta requer tempo e
disposição do professor para que essa prática em sala de aula dê resultados.
A proposta é muito importante e o educador que tem essa tarefa de ensinar os tempos verbais,deve elaborar suas aulas de maneira dinâmica, tendo em vista que esse assunto é extenso e dependendo da forma que está sendo ensinado pode transformar em aulas muito cansativas, além do aluno apenas decorar os conteúdos, e os tempos verbais é um assunto que requer muita paciência tando do professor ao ensinar, quanto do aluno ao aprender, devido as variações que existe.No mais o assunto poderia ser mais explorado no ensaio.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA proposta é muito importante e o educador que tem essa tarefa de ensinar os tempos verbais,deve elaborar suas aulas de maneira dinâmica, tendo em vista que esse assunto é extenso e dependendo da forma que está sendo ensinado pode transformar em aulas muito cansativas, além do aluno apenas decorar os conteúdos, e os tempos verbais é um assunto que requer muita paciência tando do professor ao ensinar, quanto do aluno ao aprender, devido as variações que existe.No mais o assunto poderia ser mais explorado no ensaio.
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