domingo, 3 de maio de 2015

Os tempos verbais no ensino fundamental

Neste ensaio pretendo mostrar a importância de um projeto para o ensino dos tempos verbais no ensino fundamental II, visando um aprendizado mais produtivo e eficaz dos alunos, capacitando-os a vivenciarem uma aprendizagem mais prática e construtiva. Entendo que novas propostas são necessárias porque o ensino dos tempos verbais no ensino fundamental II é inadequado, visto que vários autores argumentam sobre a ineficácia dos métodos atuais, os quais priorizam a memorização. É válido para aquele momento específico, futuramente o discente não sabe mais, devido ao mecanismo utilizado no período de ensino.

Para que este projeto seja mais produtivo, destaco a relevância de o professor orientador conhecer os verbos e as conjugações com clareza e domínio. O professor escolhe determinado verbo para os alunos e, por meio de leituras e produções textuais, testa e verifica o aprendizado dos alunos.

Uma proposta é trabalhar com a reescrita de textos a fim de levar o aluno a compreender como funcionam as categorias de número e pessoa, modo, tempo e aspecto na construção do sentido do texto, levando-o a perceber o verbo no ato da escrita. Nesse contexto, o processo de ensino se torna menos mecanizado e mais aplicável, estimulando o aprendizado eficaz do aluno. Usando um bom texto, o aluno discute melhor os verbos, fazendo uma análise mais prática e usual, aprendendo de fato os verbos e suas conjugações, em outras palavras, tornando-se um leitor proficiente e crítico.


Entendo que com atividades de produção de textos que incluam, além da escrita, a reescrita, o aluno se conscientizará melhor sobre o uso dos verbos na modalidade escrita formal da língua e, dessa maneira, entenderá efetivamente o seu uso. 

Maria Helena de Almeida Dias[1]



[1] Graduanda do curso de Letras da FACISABH. Ensaio produzido nas aulas da disciplina “Produção de textos III”.

4 comentários:

  1. A proposta da intervenção pedagógica é bem interesse, pois atualmente a uma grande defasagem no ensino dos tempos verbais visto que o aprendizado é através da memorização, deixando com que o aluno fique sem entender e aprender esse processo.
    Um ponto fundamental nessa proposta é a intervenção do professor pois trabalhar com a reescritura de textos, não estará trabalhando apenas com as conjugações verbais, mas sim com todo o processo formal de escrita. Essa proposta requer tempo e
    disposição do professor para que essa prática em sala de aula dê resultados.

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  2. A proposta é muito importante e o educador que tem essa tarefa de ensinar os tempos verbais,deve elaborar suas aulas de maneira dinâmica, tendo em vista que esse assunto é extenso e dependendo da forma que está sendo ensinado pode transformar em aulas muito cansativas, além do aluno apenas decorar os conteúdos, e os tempos verbais é um assunto que requer muita paciência tando do professor ao ensinar, quanto do aluno ao aprender, devido as variações que existe.No mais o assunto poderia ser mais explorado no ensaio.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. A proposta é muito importante e o educador que tem essa tarefa de ensinar os tempos verbais,deve elaborar suas aulas de maneira dinâmica, tendo em vista que esse assunto é extenso e dependendo da forma que está sendo ensinado pode transformar em aulas muito cansativas, além do aluno apenas decorar os conteúdos, e os tempos verbais é um assunto que requer muita paciência tando do professor ao ensinar, quanto do aluno ao aprender, devido as variações que existe.No mais o assunto poderia ser mais explorado no ensaio.

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