terça-feira, 16 de junho de 2015

A importância dos gêneros do discurso no ensino

Neste ensaio, pretendo analisar a importância dos gêneros do discurso na sala de aula e abordar a forma como o professor trabalha os gêneros no ensino médio. Após a leitura do primeiro capítulo do livro Gênero do discurso na sala de aula, de Helena Nagamine Brandão, cheguei à conclusão de que muitos professores do ensino médio têm dificuldade para trabalhar com gêneros na sala de aula.

Os gêneros do discurso, escritos ou orais, são meios ou condições que as pessoas utilizam para se comunicar, dependendo de suas necessidadeso. Para que haja um bom aproveitamento do ensino de língua, baseado nos gêneros, é fundamental que os professores estejam preparados, conhecendo bem esse tema, pois não é fácil teorizá-lo, mesmo que a maioria deles faça parte do nosso cotidiano. Além disso, é necessário que, ao trabalhar com gêneros, o professor explique ao aluno sobre suas estruturas, sua funcionalidade, mostrando ao estudante o motivo pelo qual está aprendendo sobre o assunto e sua aplicabilidade em situações comunicativas.

O trabalho com gêneros discursivos no ensino médio é primordial para se trabalhar a produção de textos e de leitura de textos de diversos domínios. Entretanto, uma questão que se coloca, é se existe algum gênero ideal para ensinar em sala de aula. De acordo com Marcuschi (2008), os próprios PCNs não apresentam nada conclusivo a esse respeito, apenas apontam que alguns gêneros são mais adequados para produção de textos e outros para leitura, como, gêneros dos domínios literário, publicitário e jornalístico. Esse tipo de apontamento deve ser observado no momento em que o professor for decidir que tipo de gênero irá trabalhar em sala de aula.

O educador tem uma função importante na sala de aula, visto que, além de ensinar a matéria ao aluno, ele deve explicá-la de maneira didática para que o estudante compreenda o que lhe é ensinado e tenha interesse em aprender. Por isso, destaco a grande importância de um ensino de língua baseado na teoria de gêneros, tema que ajudará o aluno em sala de aula. É importante que sejam apresentadas ao aluno estruturas diferentes de gêneros, e ao escolher e trabalhar com gêneros o professor deve estimular a escrita através da produção de textos, por exemplo, pois com a prática textual, o aluno desenvolverá habilidades que o ajudarão além da sala de aula.

Concluo que ao estudar a língua, tendo como suporte teórico as noções de gênero do discurso, o aluno estará explorando sua capacidade de identificar diferentes tipos de textos, melhorar sua escrita, além de que estará mais preparado para usar na prática o que aprendeu em sala de aula.

Aline Morais de Oliveira[1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio apresentado na disciplina “Produção de textos III”.

Referências

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.



MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

3 comentários:

  1. O presente ensaio aborda a importância de se trabalhar os gêneros do discurso em sala de aula, buscando compreender como o educador pode usar possíveis gêneros textuais como mecanismo de ensino. Um tema importante se tratando de que em sala de aula utilizar gêneros variados ajuda professores e alunos a ampliar sua bagagem de conhecimento.(Maxwell Dias)

    ResponderExcluir
  2. O seu ensaio é de vital importância na construção de um possível modelo educacional que auxilia não só na formação do discente, mas também na construção do saber docente , muitas vezes preso a tradições arcaicas que fogem da nossa realidade.

    ResponderExcluir
  3. O seu ensaio é de vital importância na construção de um possível modelo educacional que auxilia não só na formação do discente, mas também na construção do saber docente , muitas vezes preso a tradições arcaicas que fogem da nossa realidade.

    ResponderExcluir