terça-feira, 16 de junho de 2015

A literatura na escola

Neste ensaio, analiso a literatura na escola, buscando apontar alguns problemas e suas possíveis soluções. Infelizmente, nos dias de hoje, a literatura tem perdido espaço para as redes sociais, como o Facebook , What’s App. Suponho que para que um trabalho com o texto literário, na sala de aula, possa ter sucesso, é importante, inicialmente, começar com textos de outros gêneros como, por exemplo, com tirinhas humorísticas. Após o trabalho com texto desse gênero, fica mais fácil trabalhar a crônica e conto, que são, em geral, textos não muito longos.

Assim, partiremos para o próximo nível: o romance. Uma dificuldade é a escolha, visto que nessa escolha deve-se verificar o vocabulário, o tema, a época em que foi escrito, entre outros fatores. Tem pouca probabilidade de sucesso, selecionar uma obra bem escrita como Dom Casmurro, de Machado de Assis, se o aluno não dominar o código linguístico direito.  Sendo assim, o educador tem a obrigação de dar base para o aluno compreender esse código. É importante considerar, também, outros fatores, como biblioteca: algumas tem poucos títulos e outras não têm exemplares suficientes para o número de alunos.

Se a biblioteca da escola apresentar esse problema, uma sugestão é levar o aluno para a biblioteca, deixá-lo escolher um livro que lhe agrade, mas o auxiliando na escolha. Outra alternativa é o educador comparecer à biblioteca, separar cinco livros, por exemplo, e fazer uma seleção junto com os alunos.


Possivelmente, não iremos conquistar muitos alunos para a leitura, mas se você auxiliar um, já é um começo. A literatura não é fácil de ser abordada, mas podemos sempre achar o melhor caminho para tirar os livros das estantes.

Samara Carneiro dos Santos[1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Ensaio desenvolvido nas aulas de “Produção de textos III”.

3 comentários:

  1. O ensaio apresenta um assunto importante, visto que, nem sempre a literatura é trabalhada de forma que estimule o interesse do aluno pela literatura. Penso que o trabalho com tirinhas seria melhor se estivesse relacionado à gêneros textuais. É importante também deixar claro como o professor deve ensinar o aluno a dominar literatura, já que isso foi abordado no ensaio.

    ResponderExcluir
  2. O ensaio apresenta um assunto importante, visto que, nem sempre a literatura é trabalhada de forma que estimule o interesse do aluno pela literatura. Penso que o trabalho com tirinhas seria melhor se estivesse relacionado à gêneros textuais. É importante também deixar claro como o professor deve ensinar o aluno a dominar literatura, já que isso foi abordado no ensaio.

    ResponderExcluir
  3. O ensaio que tratou como temática a literatura na escola abordou as dificuldades tendo como enfoque o romance por muitas vezes tratar de vocabulários, temas e épocas distintas do cotidiano do aluno. A leitura precisa dialogar com a realidade e gosto do aluno segundo o ensaio apresentado. (Maxwell Dias)

    ResponderExcluir