terça-feira, 16 de junho de 2015

A literatura no ensino fundamental

Em algumas escolas da rede de ensino fundamental do Brasil, o ensino de literatura é um grande desafio para os professores. Sendo assim, pretende-se discutir alguns problemas relacionados ao ensino de literatura. Esse desafio se traduz, em parte, na grande dificuldade que muitos alunos têm de absorver os conteúdos vigentes nos livros didáticos por estarem presos a práticas que visam o desenvolvimento de técnicas de leitura que não cumprem o seu papel pedagógico em relação à formação de bons leitores, fato esse associado à má mediação de alguns docentes.

Na medida em que muitos professores usam a literatura como pretexto para o ensino de outros conteúdos, levando em consideração apenas a capacidade que o leitor tem de memorizar classes gramaticais, a literatura enquanto um objeto que amplia e une diversas culturas, dentre outras características, perde o seu caráter libertador.

Uma proposta interessante para o ensino de literatura é o trabalho com seminários e apresentações teatrais que, de maneira bem distinta, contextualiza algumas obras literárias de grande peso no universo acadêmico com a realidade na qual estão inseridos os jovens leitores, levando-os a se interessarem por alguns gêneros literários.

Não há uma fórmula mágica no que se refere à introdução do ensino de literatura na escola. A grande dificuldade encontrada por alguns professores nos ambientes escolares está ligada a baixa familiaridade que alguns alunos têm em relação aos livros. Antes da apresentação da disciplina, muitos sentem certo estranhamento que nãos os possibilitam a compartilhar suas experiências enquanto leitores em um seminário, por exemplo. Muitas vezes o leitor sente dificuldade por não ter uma bagagem literária que o auxilie na exposição de sua experiência com o livro.

O caminho para acabarmos com essa deficiência envolve tanto a escola quanto a família do aluno, tendo em vista que muitas crianças, nessa fase, repetem o que lhes é exposto por estas duas instituições.


A ampliação de espaços literários, como bibliotecas públicas, feiras literárias também são de vital importância no diálogo entre os estudantes, os textos literários e a Escola no que concerne ao debate em prol da reformulação dos métodos de ensino de literatura.
Carlos Eduardo Cardoso Soares[1]


[1] Graduando do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte FACISABH. Ensaio produzido na disciplina “Produção de textos III. 

2 comentários:

  1. Muito bom seu ensaio Carlos . Hoje em dia o grande desafio nas escolas e desenvolver nos alunos o gosto pela leitura , muitas vezes o desinteresse dos estudantes vem da parte dos familiares que não despertam , incentivam a criança a ler em casa, a ter contato com os livros literários desde de crianças. O educador nessa fase escolar deve desenvolver trabalhos lúdicos criativos , como exemplos peças de teatros para que os alunos desperte o interesse a leitura, levar semanalmente ao alunos as bibliotecas das escolas, criarem mini seminários para que o aluno discuta sobre aquele livro na semana.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Carlos por falar sobre esse tema, que é tão importante para a formação do cidadão como um todo, e que não recebe a importância que deveria na grande maioria das escolas. acho que esse é um dos grandes desafios que vamos encontrar pela frente, despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental para esse gênero textual. Daí a importância de propostas como essas apresentadas por você. Precisamos mostrar a importância desse trabalho e sobre tudo fazê-lo com compromisso,amor e seriedade.

    ResponderExcluir