No presente ensaio acadêmico será
abordada a produção de texto no ensino fundamental, mais especificamente, os
problemas que os alunos encontram ao produzir um texto. Nas escolas deve-se
desenvolver trabalhos para eliminar o fracasso associado e as dificuldades que
os alunos encontram para a elaboração de texto e para exposição de suas ideias
através da língua escrita.
Para se elaborar um bom texto é
necessário que os professores apresentem alguns objetivos específicos de
produzir um bom texto, ajudem os discentes a planejar o que pretendem escrever,
ter uma boa textualização e a revisarem toda a produção a fim de corrigir os
erros ou até mesmo acrescentar informações importantes. Para escrever um bom
texto é necessário que tenha um gênero textual definido, o objetivo que se
pretende com o material escrito, ser sempre coerente com o que se escreve.
Muitas vezes, a produção de texto é
vista como um bicho de sete cabeças pelo aluno, algo difícil de ser elaborado e
realizado. Muitos alunos não sabem por onde começar a sua produção: têm poucas
ideias, vocabulários restritos, desinteresse, há professores desestimulados,
dentre outros fatores. O principal deles é a falta de leitura. Um aluno que não
costuma praticar a leitura apresenta dificuldades para produzir um bom texto. Para
ele, o fato de redigir textos sem nenhum propósito mostra o professor como uma
pessoa que simplesmente aponta erros e nada acrescenta, não há temas
estimuladores ou interlocutores reais que o façam ter o prazer de escrever
determinado tema. O aluno precisa ser preparado, pois quando se envolve com
aquilo que faz, entrega-se e fala com muito mais prazer e naturalidade.
Esse desinteresse que alguns alunos do
ensino fundamental têm pela escrita precisa ser resolvido, pois muitos só se
darão conta disso quando já estiverem no ensino superior e se depararem com dificuldades
de elaborar textos acadêmicos que são muito mais complexos do que os dados por
seus professores ainda no ensino fundamental.
Thais Fernanda Fonseca Mariano[1]
[1] Graduanda do curso de Letras da
Faculdade de Ciências Sócias Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio
produzido na disciplina “ Produção de texto III “.
Muito bom Thais, acho muito importante que temas como este abordado por você não passem despercebidos. produzir textos é uma atividade que deve receber a atenção devida pelas escolas e ser vista com bastante seriedade,. visto que é uma atividade que se aperfeiçoa com a prática e com muita leitura é claro, como você mesma evidencia neste ensaio.
ResponderExcluir