terça-feira, 16 de junho de 2015

Breve reflexão sobre a produção textual na escola

No presente ensaio acadêmico será abordada a produção de texto no ensino fundamental, mais especificamente, os problemas que os alunos encontram ao produzir um texto. Nas escolas deve-se desenvolver trabalhos para eliminar o fracasso associado e as dificuldades que os alunos encontram para a elaboração de texto e para exposição de suas ideias através da língua escrita.

Para se elaborar um bom texto é necessário que os professores apresentem alguns objetivos específicos de produzir um bom texto, ajudem os discentes a planejar o que pretendem escrever, ter uma boa textualização e a revisarem toda a produção a fim de corrigir os erros ou até mesmo acrescentar informações importantes. Para escrever um bom texto é necessário que tenha um gênero textual definido, o objetivo que se pretende com o material escrito, ser sempre coerente com o que se escreve.

Muitas vezes, a produção de texto é vista como um bicho de sete cabeças pelo aluno, algo difícil de ser elaborado e realizado. Muitos alunos não sabem por onde começar a sua produção: têm poucas ideias, vocabulários restritos, desinteresse, há professores desestimulados, dentre outros fatores. O principal deles é a falta de leitura. Um aluno que não costuma praticar a leitura apresenta dificuldades para produzir um bom texto. Para ele, o fato de redigir textos sem nenhum propósito mostra o professor como uma pessoa que simplesmente aponta erros e nada acrescenta, não há temas estimuladores ou interlocutores reais que o façam ter o prazer de escrever determinado tema. O aluno precisa ser preparado, pois quando se envolve com aquilo que faz, entrega-se e fala com muito mais prazer e naturalidade.


Esse desinteresse que alguns alunos do ensino fundamental têm pela escrita precisa ser resolvido, pois muitos só se darão conta disso quando já estiverem no ensino superior e se depararem com dificuldades de elaborar textos acadêmicos que são muito mais complexos do que os dados por seus professores ainda no ensino fundamental.

Thais Fernanda Fonseca Mariano[1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sócias Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio produzido na disciplina “ Produção de texto III “.

Um comentário:

  1. Muito bom Thais, acho muito importante que temas como este abordado por você não passem despercebidos. produzir textos é uma atividade que deve receber a atenção devida pelas escolas e ser vista com bastante seriedade,. visto que é uma atividade que se aperfeiçoa com a prática e com muita leitura é claro, como você mesma evidencia neste ensaio.

    ResponderExcluir