Neste ensaio
irei mostrar a importância do trabalho com gêneros textuais no ensino de língua
portuguesa. Além disso, comentarei sobre os modelos didáticos de ensino e
aprendizagem dos gêneros na escola.
A escola é um
lugar de comunicação que envolve o diálogo entre o professor e o aluno. Muitas
vezes, nesse espaço de aprendizagem, o professor é visto como o “centro” de
comunicação, o que passa a mensagem. Além disso, é importante pontuar que a
língua é o instrumento utilizado no processo de ensino/aprendizagem nos mais
diversos contextos. E como a língua se materiza em textos que tem a forma de
algum gênero, daí a importância do trabalho com o gênero na sala de aula, mas
sempre contextualizando com os alunos, visto que, muitas vezes, o aluno não
entende o porquê de usar aquele determinado gênero, em qual situação aplicar.
Sendo assim, levar o aluno a dominar determinados gêneros textuais através da
prática de linguagem é fundamental, criando situações autênticas de comunicação,
fazendo com que ele desenvolva sua capacidade de escrita ou oral.
Quando falamos
de gênero textual, cria-se um campo muito complexo. Dentro das escolas
ensina-se muito ao aluno como identificar o gênero de determinado texto. Darei um
exemplo vivenciado por mim, dentro da sala de aula, como aluna no ensino médio:
O professor aplica um exercício e nesse exercício há uma imagem com a placa
“PARE” e um com o poema de Carlos Drummond de Andrade. A partir disso o
professor pede ao aluno para identificar se o texto é oral e não oral, e se for
oral a que tipo de gênero pertence. Na imagem com a placa “PARE” logo o aluno
identifica que o texto é não oral, e o poema de Carlos Drummond de Andrade é
considerado como linguagem escrita e poética. Fazendo isso, o aluno cria uma
capacidade remota, visto que quando se depara com uma imagem que tem só gestos,
já a classifica como não oral, onde está passando uma mensagem sem possuir
escrita.
Pelo exposto,
é perceptível que devemos ensinar aos alunos não só á definição dos gêneros,
mas ensinar para eles onde e como aplicá-los. Esses gêneros textuais funcionam
como instrumento de comunicação na escola, o aprendiz, que é o aluno, cria uma
capacidade espontânea devido às regras, explicações e instruções que a
instituição aplica. O ensino de gênero textual é importante, visto que a vida
da sociedade atual é perpassada por múltiplos gêneros de textos escritos e
orais.
[1] Graduanda do curso de Letras da
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Ensaio feito nas
aulas de “Produção de textos III”.
Referência:
KOCH, Ingedore
Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo:
Cortez, 2011. 53-60 p.
Hoje há uma enorme preocupação por partes dos estudantes do curso de Letras em inovar no ensino da língua portuguesa. A sugestão de se trabalhar os "Gêneros textuais na sala de aula" é muito boa, `as vezes ou quase sempre o aluno não tem noção de gênero pertence aquele texto que está lendo. O aprofundamento nesta questão, unindo o conhecimento prévio do aluno com o conhecimento do educando, resulta na possibilidade de ampliar o uso da linguagem em sala de aula.
ResponderExcluirEste tema é de grande importância para nós futuros professores, visto que muitas das vezes são trabalhados alguns gêneros na sala de aula que os alunos não estão contextualizado. Os argumentos são pertinentes e creio que isso fará que pensamos como estamos trabalhando gêneros com os nossos futuros alunos.
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