terça-feira, 16 de junho de 2015

O trabalho com o texto poético nos últimos anos do ensino fundamental

O texto poético na educação básica, em grande parte das escolas, especificamente nos últimos anos do ensino fundamental, não vem sendo trabalhado e executado de forma eficiente e esclarecedora. O aluno não sai dessa fase do ensino com o mínimo de conhecimento que deveria ter para usufruir dos bens culturais e artísticos da nossa sociedade. O grande problema é a forma descontextualizada como é feito esse trabalho, visto que, muitas vezes, é feito com intuito único de desenvolver atividades relativas à gramática e não ao texto em si, a ideia da obra ou do autor. Os textos, mutias vezes, são trabalhados de forma vaga sem que seja evidenciada a importância deles para a literatura nacional ou internacional.

Alguns educadores do ensino fundamental trabalham o texto poético de uma forma limitada, inclusive com relação à sua diversidade. Ou seja, ensina-se somente a poesia com rima como se esse fosse o único tipo de texto poético. O aluno sai da instituição de ensino para a vida sem saber a diferença entre poesia e outros textos do domínio literário, achando que o texto poético limita-se só a poesia, e que poesia limita-se só a um jogo de rimas.

É comum ver jovens que não deram continuidade ao ensino após terem concluído o ensino fundamental e não conhecerem grandes autores, ainda que os mais falados como: Machado de Assis ou Carlos Drummond de Andrade e suas respectivas obras, isso porque não os conheceram no ensino fundamental. Ou seja, são privados de ter uma visão e formação com relação a estes textos, pois não os viram e nem sabem sequer que existem.

Uma série de atividades deveria ser desenvolvida com a intenção de despertar o interesse literário dos alunos para os textos poéticos, como visitas a museus, teatros, exposições artísticas e etc. Enquanto isso não acontecer, o resultado é a total falta de formação adequada, cultural,  artística e literária desses alunos.


Como consequência disso, forma-se uma sociedade mal esclarecida, cidadãos sem uma visão crítica com relação não só a textos poéticos em si, mas também com relação a questões sociais. O conhecimento que deveria ser adquirido é perdido, e a estes alunos é dada apenas uma pequena porção um tanto vaga e confusa de todo esse universo literário, o qual sem ele se torna impossível formar um cidadão com condições de se posicionar de forma crítica frente a questões que cercam seu meio social. 

Rodrigo Ferreira Alves[1]



[1] Graduando do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio escrito nas aulas da disciplina “Produção de textos III”.

3 comentários:

  1. Infelizmente o texto poético e trabalhado rapidamente e de forma superficial como diz no texto "tratando atividades relativas à gramática e não ao texto em si, a ideia da obra ou do autor. Os textos, mutias vezes, são trabalhados de forma vaga sem que seja evidenciada a importância" fazendo com que os alunos saíam da educação básica apenas achando que a poesia e sempre rimada e pronto,mas, nunca ensinado a real importância do texto o poético.

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  2. Infelizmente o texto poético e trabalhado rapidamente e de forma superficial como diz no texto "tratando atividades relativas à gramática e não ao texto em si, a ideia da obra ou do autor. Os textos, mutias vezes, são trabalhados de forma vaga sem que seja evidenciada a importância" fazendo com que os alunos saíam da educação básica apenas achando que a poesia e sempre rimada e pronto,mas, nunca ensinado a real importância do texto o poético.

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  3. Realmente nos últimos anos do ensino médio pouco se vê os textos poéticos sendo trabalhados em sala de aula. A maioria dos educadores se limitam em apenas em analisar as formas gramaticais do poema, escapando assim, o interesse em analisar o próprio texto em si, não obtendo uma visão mais clara e ampla para uma análise crítica do aluno com o poema trabalhado e nem havendo um interesse maior pela leitura de um texto poético, o aluno acaba por achar uma leitura chata e cansativa. O ensaio traz um assunto bastante relevante e que deve sim ser bastante discutido e desenvolvido entre os professores em sala.

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